Novo ‘atropela’ aliados e decide que Mateus Simões será o vice de Zema
A cúpula do partido Novo bateu o martelo: o ex-secretário Mateus Simões será o candidato a vice-governador de Romeu Zema. A decisão gerou um mal-estar não só na legenda, mas também em boa parte do governo de Minas e aliados, incluindo o próprio governador, que já havia aceitado a construção de uma chapa com outras siglas.
Como a coluna mostrou na sexta-feira, partidos e lideranças da base de Zema ameaçavam abandonar o apoio à reeleição do governador caso uma chapa puro-sangue, com apenas nomes do Novo, fosse feita. Agora, com a decisão tomada pelo partido, uma debandada de apoiadores é esperada para os próximos dias.
Segundo interlocutores ligados ao governo, Zema e o secretário responsável pela articulação política, Igor Eto, vinham articulando com partidos a construção de uma coligação pela reeleição. No entanto, a cúpula do Novo decidiu pelo nome de Simões de forma unilateral – a escolha final aconteceu no último sábado, após reunião de dirigentes do partido e deputados do Novo. O ex-secretário, inclusive, foi o principal articulador do próprio nome para o posto.
A coluna apurou que Zema teria expressado a outros envolvidos na articulação que preferiria uma chapa com outros partidos – pensando não apenas no apoio eleitoral, mas também para auxiliar na governabilidade caso conquiste a reeleição. Fonte – Rádio Itatiaia