Produtor de queijo de Tapira é premiado em concurso da CNA

O Queijo Três Irmãos, do município de Tapira, foi um dos premiados no concurso promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Os vencedores do Prêmio CNA Brasil Artesanal Queijos foram anunciados em cerimônia ao vivo transmitida pelo canal da entidade no YouTube, na última semana. O produto levou o quinto lugar na categoria “queijos artesanais com adições/aromatizados/condimentados”. 

“Foi maravilhoso, ficamos bastante empolgados, pois somos novos no mercado”, destacou o produtor Reginaldo de Assis Castro, que é assistido pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Balde Cheio, do Sistema FAEMG. Ao participar ao vivo da premiação, ele agradeceu à família e destacou que o nome da queijaria é uma homenagem aos três filhos: Amanda, Cairo e Gustavo.

Para o produtor, o sistema de votação do concurso da CNA, com júri popular, valoriza ainda mais o produto. “O mais emocionante foi ver a votação popular, as pessoas degustando e aprovando o nosso queijo”, completou. No mês passado, o Queijo Três Irmãos também foi premiado com uma medalha de prata na ExpoQueijo, em Araxá. E já tem mais um desafio: o produto está inscrito para participar do Mundial do Queijo do Brasil, que será realizado em São Paulo, no mês de setembro.

A participação em concursos e feiras estão aumentando a visibilidade do produto e incrementando as vendas. “Desde que participamos da ExpoZebu, em Uberaba, a comercialização aumentou bastante, em cerca de 50%. Temos uma frente de pedidos de 15 a 20 dias. E novos clientes estão aparecendo”, explicou.

História – Em 2007, a esposa de Reginaldo, Liliana Patrícia Goulart de Castro, começou a produzir queijos a partir do leite de uma vaca cedida pelo patrão do marido. Em 2012, o casal decidiu investir no negócio, alugou uma propriedade e passou a produzir 100 queijos por dia. Três anos depois, eles voltaram à “estaca zero” quando venderam quase todo o gado para comprar uma propriedade de 47,2 hectares, em Tapira. Aos poucos, fizeram a queijaria e melhoraram a produção.

Em 2020, o produtor passou a ser assistido pelo programa ATeG Balde Cheio, recebendo várias orientações do técnico de campo do Sistema FAEMG, André Henrique Neves Nunes, especialmente em relação ao controle de produção e de gastos mensais. “O técnico virou um parceiro nosso. Está sendo muito bom participar do programa”, afirmou. Em janeiro deste ano, a família conquistou a certificação junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária. Hoje, a propriedade tem uma produção de 60 queijos por dia, entre os tipos defumado, curado, meia cura e fresco. 

Concurso – O Prêmio CNA Brasil Artesanal Queijos faz parte das ações do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Sistema CNA/Senar para valorizar e divulgar esses produtos. Essa edição é uma parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O concurso contou com a participação de mais de 90 produtores, de 13 estados. 

Os 15 finalistas foram selecionados em três categorias: artesanais com tratamento térmico; artesanais com 30 a 180 dias de maturação; e artesanais com adições/aromatizados/condimentados. Os vencedores receberam um prêmio em dinheiro, o curso Sebrae Empretec e um certificado. 

Armindo Maia

O site BLOG DO ARMINDO MAIA- on-line É um Jornal diário, com notícias inéditas e atualizadas 24 horas por dia, onde a cada dia o número de visitações aumenta consideravelmente. Atualmente uma média de 17 a 25 mil acessos e consultas, por dia no Site. Atualmente temos mais de 4 milhões de acessos acumulados, sendo que mais de 50% dessas consultas e acessos ao Site, são oriundas dos Estados Unidos, China e países da Europa. Dados e informações técnicas e estruturais do Site: O Site- Blog do Armindo Maia: O Outro Lado da Notícia, foi criado no ano de 2013, pelo jornalista Armindo Maia Neto, com o objetivo de ser mais uma ferramenta de informação coletiva, plural, social, democrática, de prestação de serviço, fomento da arte, cultura e promoção da educação e da qualidade de vida sustentável dos internautas, parceiros e anunciantes. Um espaço sério, seguro, comprometido com os princípios morais, éticos e legais que regem um jornalismo isento e bem informado. Com uma linguagem simples, direta e imparcial; temas diversos que fazem parte do dia a dia de Araxá, Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil e o mundo, são abordados no Site com critério e imparcialidade. Nesta linha plural e coletiva, o Site apoia e desenvolve diversas ações e campanhas para resgatar projetos sociais, culturais, artísticos e esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *