Richarlison brilha e Seleção estreia com vitória na Copa do Catar
Por João Batista de freitas
Pela primeira rodada da Copa do Mundo do Catar, o Brasil estreou ontem no Estádio Lusail Iconic contra a equipe da Sérvia, pelo Grupo G e venceu por 2 a 0. Apesar de Tite entrar com uma equipe bastante ofensiva, com dois jogadores no meio de campo e quatro atacantes, o Brasil não conseguiu vazar a meta do goleiro sérvio. As melhores jogadas foram pelas pontas, com Raphinha e Vini Jr., mas faltava sempre a última bola para finalização. Por outro lado, a Sérvia mal passou do meio de campo, sem oferecer perigo ao gol de Alisson. O Brasil voltou mais decidido no segundo tempo e aos 17’ Richarlison pegou sobra do goleiro e fez o primeiro. Aos 28’, novamente Richarlison, desta feita em bonito voleio, fez o segundo da equipe brasileira. Casemiro ainda chutou uma bola no travessão sérvio.
O Brasil jogou e venceu com Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro e Paquetá (Fred); Raphinha (Martinelli), Neymar (Antony), Richarlison (Gabriel Jesus) e Vinícius Júnior (Rodrygo).
Os demais jogos do Brasil nesta fase de grupos serão na segunda-feira, às 13 horas, contra a Suíça, e na sexta-feira, dia 2 de dezembro, às 16 horas, contra Camarões.
Antes, no domingo, houve o jogo inaugural Catar 0 x 2 Equador, pelo Grupo A, com dois gols marcados por Enner Valência, ambos no primeiro tempo, o primeiro de pênalti e o segundo de cabeça. Ainda pelo Grupo A, na segunda-feira tivemos Senegal 0 x 2 Holanda, com gols de Codi Gakpo e Davy Klaassen. Pelo Grupo B, jogaram Inglaterra 6 x 2 Irã, com gols de Bellingham, Saka (2), Sterling, Rashford e Grealish para os ingleses e Taremi (2) para o Irã.
O segundo jogo pelo Grupo B da Copa do Mundo foi Estados Unidos 1 x 1 País de Gales, com gols de Weah para os EUA e Gareth Bale para Gales.
Na terça-feira, pelo Grupo C, a primeira grande zebra da Copa: Argentina 1 x 2 Arábia Saudita, com gols de Messi para os hermanos e Al Shehri e Al Dawsari para os sauditas. O outro jogo pela primeira rodada do Grupo C da Copa do Catar, México x Polônia, terminou sem abertura de contagem. Pelo Grupo D, ainda na terça-feira, Dinamarca x Tunísia também ficaram no zero a zero. E pelo Grupo D, a atual campeã mundial França enfrentou e venceu de virada a Austrália por 4 tentos a 1, com gols de Rabiot, Giroud (2) e Mbappê para os franceses e de Goodwin para os tunisianos.
Na quarta-feira, já pelo Grupo E, outros dois jogos, com uma nova grande zebra. A Alemanha, uma das favoritas ao título, perdeu para o Japão por 2 tentos a 1, com gols de Gündogan de pênalti para os alemães e Doan e Asano para os japoneses. Na maior goleada até aqui, a Espanha venceu a Costa Rica na quarta-feira pelo placar de 7 tentos a 0, com gols de Olmo, Asensio, Torres (2), Gavi, Soler e Morata.
Ainda na quarta-feira, pelo Grupo F, tivemos outro jogo sem abertura de contagem, como vem acontecendo com frequência no início desta Copa: Marrocos 0 x 0 Croácia.
Também pelo Grupo F, jogaram na quarta-feira Bélgica x Canadá, com resultado final de 1 a 0 para a Bélgica, com gol de Batshuayi marcado no primeiro tempo. Pelo grupo do Brasil, na quinta-feira, Suíça e Camarões se enfrentaram com o resultado final de 1 tento a 0 para os suiços, com gol de Embolo, atacante que nasceu em Camarões, mas que joga pela Suíça.
Pelo Grupo H, mais uma zebra. A equipe do Uruguai, país bicampeão mundial de futebol (1930 e 1950), ficou no empate sem abertura de contagem com a Coreia do Sul. Neste grupo também jogaram Portugal 3 x 2 Gana, com gols de Cristiano Ronaldo, o único jogador do mundo a marcar gols em cinco copas, João Félix e Rafael Leão para Portugal, enquanto André Ayew e Bukari marcaram para Gana.