Cultura Organizacional: Por Tamara Vieira e Giuliano Fernandes – CBMM

Cultura organizacional é fator de diferenciação.

Como a cultura corporativa influencia no desempenho

Uma cultura organizacional pode ser um diferencial quando todas as funções de uma empresa atuam em consonância, alinhadas aos objetivos estratégicos e de acordo com os valores e normas que a instituição acredita.

Uma cultura, que impacta no desenvolvimento tanto da empresa quanto dos seus profissionais, é realmente forte quando sua composição é claramente percebida através de comportamentos, símbolos e sistemas totalmente alinhados.

Tao desafiador quanto construir uma cultura forte, é promover sua evolução constante, especialmente em períodos de mudança significativa no contexto externo ou nos objetivos estratégicos da própria organização.

As lideranças, são peças chave para a formação e evolução da cultura corporativa, pois ela precisa ser comunicada, vivenciada e constantemente fortalecida. É necessário um trabalho conjunto com elementos da gestão de pessoas e da comunicação, habilidades essenciais em qualquer líder moderno. E mais poderoso do que o discurso, são as demonstrações práticas, do dia-a-dia, que fazem com que a cultura seja enraizada e com que os comportamentos desejados sejam percebidos de forma coerente e replicados pelos colaboradores. 

A exemplo disso, a CBMM, empresa brasileira com sede em Araxá, Minas Gerais, com mais de 6 décadas de atuação, viu a necessidade premente de evoluir sua cultura organizacional, para apoiar sua estratégia de crescimento acelerado através da diversificação, com o objetivo principal de aumentar o tamanho de seu mercado e o impacto positivo na cadeia de materiais e aplicações onde sua tecnologia pode ser utilizada. Nos últimos anos, a Companhia vem promovendo um ambiente mais aberto e menos hierarquizado como parte da atenção especial à evolução de sua cultura através das pessoas.

A Companhia acredita que um plano de crescimento ousado, com expansão da capacidade produtiva e entrada em novos mercados, precisa ter como um de seus pilares uma cultura organizacional sólida, vivenciada em todas as sedes e por todos os seus colaboradores em diferentes regiões do mundo. A capacidade de atrair e unir tamanha diversidade de experiencias e talentos envolvidas e participativas na  evolução de uma cultura coesa é também parte dos investimentos que a empresa faz pensando em ampliar sua longevidade e relevância.

Por: Tamara Vieira, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da CBMM e Giuliano Fernandes, Gerente de Marketing e Comunicação da CBMM.

Armindo Maia

O site BLOG DO ARMINDO MAIA- on-line É um Jornal diário, com notícias inéditas e atualizadas 24 horas por dia, onde a cada dia o número de visitações aumenta consideravelmente. Atualmente uma média de 17 a 25 mil acessos e consultas, por dia no Site. Atualmente temos mais de 4 milhões de acessos acumulados, sendo que mais de 50% dessas consultas e acessos ao Site, são oriundas dos Estados Unidos, China e países da Europa. Dados e informações técnicas e estruturais do Site: O Site- Blog do Armindo Maia: O Outro Lado da Notícia, foi criado no ano de 2013, pelo jornalista Armindo Maia Neto, com o objetivo de ser mais uma ferramenta de informação coletiva, plural, social, democrática, de prestação de serviço, fomento da arte, cultura e promoção da educação e da qualidade de vida sustentável dos internautas, parceiros e anunciantes. Um espaço sério, seguro, comprometido com os princípios morais, éticos e legais que regem um jornalismo isento e bem informado. Com uma linguagem simples, direta e imparcial; temas diversos que fazem parte do dia a dia de Araxá, Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil e o mundo, são abordados no Site com critério e imparcialidade. Nesta linha plural e coletiva, o Site apoia e desenvolve diversas ações e campanhas para resgatar projetos sociais, culturais, artísticos e esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *