Araxá realiza segunda audiência pública de para revisão do Plano Diretor Estratégico

A 2ª Audiência Pública para a Revisão do Plano Diretor Estratégico de Araxá foi realizada na noite do dia 15, no Clube Araxá, e contou com a presença da população e de representantes de segmentos organizados. Os principais temas pontuados foram a mobilidade urbana, infraestrutura, meio ambiente e atualização da legislação em atendimento às atuais necessidades do Município.

Na ocasião, foram abordadas pela equipe técnica, formada pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e a empresa licitada para realizar a revisão, a DRZ Geotecnologia e Consultoria, as atividades consistentes na definição das diretrizes e propostas da revisão, caracterizadas como de curto, médio e longo prazo, em continuidade à primeira audiência que foi de levantamento de dados e participação popular.

O Plano Diretor é, de acordo com a Constituição Federal, o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana. Ele é o principal instrumento da política de desenvolvimento urbano e ambiental de Araxá, aplicável a todo o território municipal e é referência obrigatória para os agentes públicos e privados que atuam no Município.

“Por isso, a revisão do Plano, tem como objetivo geral representar a política de planejamento municipal e adequá-la à nova realidade do Município, se fundamentando na Agenda 2030, e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), e na Nova Agenda Urbana”, afirma o superintendente do IPDSA, Vinícius Martins.

Ele acrescenta que a revisão objetiva o desenvolvimento sustentável, incentivando a implementação do conceito de Cidades Inteligentes. “E dentro desse propósito, a Prefeitura de Araxá lançou recentemente o aplicativo Colab Cidadão, justamente para dar mais interação da população por meio de suas demandas junto à Administração Pública, contanto com mais de oitenta serviços”, diz Vinícius.

O superintendente ressalta a participação popular como decisiva para a revisão do Plano Diretor. “Esta segunda rodada de contribuições é um momento de grande importância. Destaco a relevância da participação de todos, pois este momento é propício para escutar e levantar questões que são consideradas mais importantes em seu bairro. Esta comunidade é parte integrante da construção da lei que trata do desenvolvimento sustentável do município”, afirma.

Uma terceira audiência pública ainda será realizada para apresentação do esboço do novo plano diretor estratégico e as alterações legislativas que disciplinarão o desenvolvimento e expansão urbana nos aspectos econômicos, físicos, ambientais e sociais.

Armindo Maia

O site BLOG DO ARMINDO MAIA- on-line É um Jornal diário, com notícias inéditas e atualizadas 24 horas por dia, onde a cada dia o número de visitações aumenta consideravelmente. Atualmente uma média de 17 a 25 mil acessos e consultas, por dia no Site. Atualmente temos mais de 4 milhões de acessos acumulados, sendo que mais de 50% dessas consultas e acessos ao Site, são oriundas dos Estados Unidos, China e países da Europa. Dados e informações técnicas e estruturais do Site: O Site- Blog do Armindo Maia: O Outro Lado da Notícia, foi criado no ano de 2013, pelo jornalista Armindo Maia Neto, com o objetivo de ser mais uma ferramenta de informação coletiva, plural, social, democrática, de prestação de serviço, fomento da arte, cultura e promoção da educação e da qualidade de vida sustentável dos internautas, parceiros e anunciantes. Um espaço sério, seguro, comprometido com os princípios morais, éticos e legais que regem um jornalismo isento e bem informado. Com uma linguagem simples, direta e imparcial; temas diversos que fazem parte do dia a dia de Araxá, Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil e o mundo, são abordados no Site com critério e imparcialidade. Nesta linha plural e coletiva, o Site apoia e desenvolve diversas ações e campanhas para resgatar projetos sociais, culturais, artísticos e esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *