11° Fliaraxá terá como autoras homenageadas Líria Porto e Eliana Alves Cruz

A jornalista e escritora Eliana Alves Cruz e a poeta Líria Porto são as Autoras Homenageadas do 11º Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), que terá como tema “Educação, Literatura e Patrimônio”. As escritoras participam das atividades presenciais do festival, que acontece de 5 a 9 de julho, no Estádio Municipal Fausto Alvim, localizado no centro de Araxá, com entrada gratuita. A estrutura do evento inclui uma enorme livraria, três auditórios para debates e apresentações artísticas, espaço para crianças, área de gastronomia e palco para atrações musicais. 

Vencedora do Prêmio Jabuti, em 2022, com seu livro “A Vestida”, a carioca Eliana Alves Cruz é uma das mais destacadas escritora brasileiras contemporâneas. Sua obra literária, que transita por diferentes gêneros como romance e conto, é marcada por abordar a história e a cultura afro-brasileiras. Eliana faz uso da ficção – muitas vezes embasada em fatos históricos – para falar sobre assuntos como racismo, desigualdade social, discriminação e pobreza. Ela é autora dos livros “Água de Barrela” (2016); “O crime do Cais do Valongo” (2018); “Solitária” (2022); e “Nada digo de ti, que em ti não veja” (2020); além de coautora de “Perdidas: histórias para crianças que não têm vez” (2017).

Líria Porto nasceu em Araguari, e vive atualmente em Araxá. Sua obra literária é formada por livros de poemas que abordam os mais diversos assuntos: o contato com a natureza, a vida cotidiana, a passagem do tempo, a memória. Em 2009, Líria publicou os livros “Borboleta desfolhada” e “De Lua”, em Portugal. Em 2014, lançou “Asa De Passarinho” e “Garimpo”, com  o qual foi finalista do Prêmio Jabuti de Poesia, em 2015. Ela é também autora de “Cadela Prateada” (2017) e “Olho Nu” (2018); participa de antologias – entre elas, “Dedo de moça” -, e da coleção “Leve em livro”, com “Para compensar a força bruta”.  Líria Porto tem publicações em jornais, revistas e sites, sendo autora do blog Tanto Mar.

O Fliaraxá, há 11 anos, tem o patrocínio da CBMM, pela Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com o apoio do Itaú, Cemig, TV Integração, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Calmon Barreto, Câmara Municipal de Araxá, Academia Araxaense de Letras e Condor Eventos.

Armindo Maia

O site BLOG DO ARMINDO MAIA- on-line É um Jornal diário, com notícias inéditas e atualizadas 24 horas por dia, onde a cada dia o número de visitações aumenta consideravelmente. Atualmente uma média de 17 a 25 mil acessos e consultas, por dia no Site. Atualmente temos mais de 4 milhões de acessos acumulados, sendo que mais de 50% dessas consultas e acessos ao Site, são oriundas dos Estados Unidos, China e países da Europa. Dados e informações técnicas e estruturais do Site: O Site- Blog do Armindo Maia: O Outro Lado da Notícia, foi criado no ano de 2013, pelo jornalista Armindo Maia Neto, com o objetivo de ser mais uma ferramenta de informação coletiva, plural, social, democrática, de prestação de serviço, fomento da arte, cultura e promoção da educação e da qualidade de vida sustentável dos internautas, parceiros e anunciantes. Um espaço sério, seguro, comprometido com os princípios morais, éticos e legais que regem um jornalismo isento e bem informado. Com uma linguagem simples, direta e imparcial; temas diversos que fazem parte do dia a dia de Araxá, Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil e o mundo, são abordados no Site com critério e imparcialidade. Nesta linha plural e coletiva, o Site apoia e desenvolve diversas ações e campanhas para resgatar projetos sociais, culturais, artísticos e esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *