Araxá se consolida entre as cidades mais seguras do Brasil

Segurança reconhecida nacionalmente. Araxá é considerada a 12ª cidade mais segura do Brasil e a segunda do Estado de Minas Gerais, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os dados foram divulgados em junho e obtidos por meio de análise de 310 municípios brasileiros, considerando o número de homicídios a cada 100 mil habitantes.

De acordo com a pesquisa, a média do Brasil relacionada a mortes violentas é de 37,6 homicídios a cada 100 mil habitantes. A maior parte das cidades mais seguras do país está localizada nas regiões Sul e Sudeste, e quanto mais baixa for a taxa, mais segura é a cidade. Vale ressaltar ainda que essa mesma taxa de mortes está diretamente relacionada ao tamanho do município.

O número registrado para Araxá foi de 7,9 homicídios e, desde 2019, a cidade é citada entre as mais pacíficas do país. Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Daniel Rosa, o reconhecimento do município como uma das mais seguras do país traz mais motivação para as ações da secretaria.

“As ações já realizadas na cidade buscam atender a população de forma ágil, reprimindo qualquer tipo de violência e garantindo a segurança do cidadão. Através da Central de Videomonitoramento, por exemplo, a captação de imagens é realizada em tempo real nas Zonas Urbana e Rural, 24 horas por dia. Reprimir a criminalidade na cidade com certeza continuará o principal objetivo da secretaria na busca pela proteção dos araxaenses”, afirma o secretário.

O prefeito Robson Magela afirma que o crescimento de Araxá traz uma responsabilidade a mais para ações de segurança da população.

“O trabalho da Segurança Pública na cidade tem um importante papel na vida da população. Como desenvolvimento da cidade em todas as áreas, nossas ações devem ser ainda mais pontuais em relação às necessidades de quem vive aqui, trabalhando em parceria com as nossas Forças de Segurança, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Presídio Regional, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ambiental, entre outros. Estamos imensamente felizes em saber que Araxá se consolidou entre as cidades mais seguras do país, e a segunda mais segura do Estado”, reitera o prefeito.

As 20 cidades mais seguras do Brasil

1. Jaú (SP) – 2,7
2. Indaiatuba (SP) – 3,5
3. Valinhos (SP) – 4,7
4. Jaraguá do Sul (SC) – 5,5
5. Brusque (SC) – 5,8
6. Jundiaí (SP) – 6,1
7. Passos (MG) – 7,2
8. Limeira (SP) – 7,7
9. Americana (SP) – 7,7
10. Bragança Paulista (SP) – 7,7
11. Santos (SP) – 7,8
12. Araxá (MG) – 7,9
13. Araraquara (SP) – 7,9
14. São Caetano (SP) – 7,9
15. Tubarão (SC) – 8,1
16. Varginha (MG) – 8,3
17. Mogi das Cruzes (SP) – 8,3
18. Itatiba (SP) – 8,3
19. Catanduva (SP) – 8,4
20. Sertãozinho (SP) – 8,5

Armindo Maia

O site BLOG DO ARMINDO MAIA- on-line É um Jornal diário, com notícias inéditas e atualizadas 24 horas por dia, onde a cada dia o número de visitações aumenta consideravelmente. Atualmente uma média de 17 a 25 mil acessos e consultas, por dia no Site. Atualmente temos mais de 4 milhões de acessos acumulados, sendo que mais de 50% dessas consultas e acessos ao Site, são oriundas dos Estados Unidos, China e países da Europa. Dados e informações técnicas e estruturais do Site: O Site- Blog do Armindo Maia: O Outro Lado da Notícia, foi criado no ano de 2013, pelo jornalista Armindo Maia Neto, com o objetivo de ser mais uma ferramenta de informação coletiva, plural, social, democrática, de prestação de serviço, fomento da arte, cultura e promoção da educação e da qualidade de vida sustentável dos internautas, parceiros e anunciantes. Um espaço sério, seguro, comprometido com os princípios morais, éticos e legais que regem um jornalismo isento e bem informado. Com uma linguagem simples, direta e imparcial; temas diversos que fazem parte do dia a dia de Araxá, Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil e o mundo, são abordados no Site com critério e imparcialidade. Nesta linha plural e coletiva, o Site apoia e desenvolve diversas ações e campanhas para resgatar projetos sociais, culturais, artísticos e esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *