Feira no Colégio São Domingos destaca a força e a relevância do empreendedorismo jovem

O Colégio São Domingos, em Araxá, se tornou, nos últimos meses, uma verdadeira incubadora de empresas. É o projeto “Miniempresas”, iniciativa que proporciona aos estudantes do 9º Ano uma experiência prática quanto à organização e operacionalização de um empreendimento.

Desenvolvido ao longo de sete semanas, o programa mergulhou os alunos no universo empresarial, proporcionando aprendizado sobre conceitos fundamentais, a importância da economia de mercado e as responsabilidades do empreendedor. Os resultados surpreenderam todos os envolvidos. “Ficamos impressionados com a organização e com os empreendimentos promissores que surgiram a partir do trabalho interdisciplinar”, conta a professora Márcia Prado.

Mãos à obra

Durante o projeto, os alunos não apenas absorveram conhecimentos teóricos, mas também colocaram a “mão na massa”. Realizaram pesquisas de mercado, estudaram a viabilidade do produto, avaliaram a concorrência e analisaram os atributos socioambientais envolvidos na produção e comercialização. A partir dessas informações, cada equipe criou um nome e logomarca exclusivos para sua miniempresa, agregando identidade e personalidade ao projeto.

Com essa etapa concluída, os estudantes direcionaram seus esforços para o controle de estoque, vendas e produção. A fabricação dos produtos proporcionou aos estudantes desde habilidades práticas até o cálculo de impostos, proporcionando-lhes uma visão abrangente sobre os desafios enfrentados por empreendedores na vida real.

Interdisciplinaridade em ação

O projeto “Miniempresas”, no Colégio São Domingos, é um trabalho interdisciplinar conduzido pelos professores Márcia Prado e Adriano Petta, envolvendo as disciplinas de Matemática e Inglês. “Essa abordagem integrada fortalece a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, preparando os estudantes para os desafios do mundo real”, ressalta o professor Adriano Petta.

21 empresas, uma lição de empreendedorismo

Ao todo, 21 miniempresas foram criadas durante o projeto, demonstrando a participação ativa dos alunos, a diversidade de ideias e abordagens. Cada equipe apresentou sua visão, de acordo com o estudo sobre o mercado, refletindo a criatividade e o espírito empreendedor instigados pelo programa.

Feira do Empreendedor: culminância do trabalho Para encerrar as atividades do projeto “Miniempresas”, aconteceu  no Colégio São Domingos a 1ª Feira do Empreendedor, no dia 24 de novembro.  Os produtos desenvolvidos pelos estudantes estiveramo em destaque, disponíveis para apresentação e venda. Os recursos arrecadados serão revertidos para a festa de encerramento das turmas, fechando o ciclo do projeto com celebração e reconhecimento dos esforços dos jovens empreendedores.

Armindo Maia

O site BLOG DO ARMINDO MAIA- on-line É um Jornal diário, com notícias inéditas e atualizadas 24 horas por dia, onde a cada dia o número de visitações aumenta consideravelmente. Atualmente uma média de 17 a 25 mil acessos e consultas, por dia no Site. Atualmente temos mais de 4 milhões de acessos acumulados, sendo que mais de 50% dessas consultas e acessos ao Site, são oriundas dos Estados Unidos, China e países da Europa. Dados e informações técnicas e estruturais do Site: O Site- Blog do Armindo Maia: O Outro Lado da Notícia, foi criado no ano de 2013, pelo jornalista Armindo Maia Neto, com o objetivo de ser mais uma ferramenta de informação coletiva, plural, social, democrática, de prestação de serviço, fomento da arte, cultura e promoção da educação e da qualidade de vida sustentável dos internautas, parceiros e anunciantes. Um espaço sério, seguro, comprometido com os princípios morais, éticos e legais que regem um jornalismo isento e bem informado. Com uma linguagem simples, direta e imparcial; temas diversos que fazem parte do dia a dia de Araxá, Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil e o mundo, são abordados no Site com critério e imparcialidade. Nesta linha plural e coletiva, o Site apoia e desenvolve diversas ações e campanhas para resgatar projetos sociais, culturais, artísticos e esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *