MG supera 3,4 gigawatts de potência instalada na geração própria de energia solar 

 Minas Gerais é o segundo estado brasileiro com maior potência instalada de energia solar em telhados e pequenos terrenos. Segundo recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a região supera a marca de 3,4 gigawatts (GW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.
 
O território mineiro responde sozinho por 13,4% de toda a potência instalada de energia solar na modalidade e possui mais de 269,8 mil conexões operacionais, espalhadas por 853 cidades, ou 100% municípios da região. Atualmente, são mais de 649 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.
 
Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou a Minas Gerais a atração de mais de R$ 17,6 bilhões em investimentos, geração de mais de 103 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 2,9 bilhões aos cofres públicos.
 
Apesar do histórico ensolarado do estado, o setor fotovoltaico tem enfrentado alguns desafios para continuar avançando de forma robusta na região. Isso em virtude dos problemas que milhares de consumidores têm enfrentado para conseguir conectar suas micro e miniusinas junto à rede de distribuição da CEMIG. Neste caso, a ABSOLAR tem atuado de forma transparente e profissional com a distribuidora, no sentido de equacionar as negativas em relação aos pedidos de conexão de novos projetos fotovoltaicos em telhados, fachadas e pequenos terrenos.
 
Com reuniões periódicas, a atuação da entidade junto às autoridades públicas e à própria CEMIG é pautada na construção de diálogo e de soluções práticas para que seja preservado o direito do consumidor de gerar a própria energia e o direito das empresas integradoras de exercerem o seu trabalho.
 
Para Bruno Catta Preta, coordenador estadual da ABSOLAR em Minas Gerais, o avanço da energia solar no País é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil e ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do País, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeira vermelha na conta de luz da população.
 
“O estado de Minas Gerais é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar. A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, comenta.
 
Segundo o presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, o crescimento da geração própria de energia solar fortalece a sustentabilidade e protagonismo internacional do Brasil, alivia o orçamento das famílias e amplia a competitividade dos setores produtivos brasileiros.
 
“A fonte solar é uma alavanca para o desenvolvimento do País. Em especial, temos uma imensa oportunidade de uso da tecnologia em programas sociais, como casas populares do programa Minha Casa Minha Vida, na universalização do acesso à energia elétrica pelo programa Luz para Todos, bem como no seu uso em prédios públicos, como escolas, hospitais, postos de saúde, delegacias, bibliotecas, museus, parques, entre outros, ajudando a reduzir os gastos dos governos com energia elétrica para que tenham mais recursos para investir em saúde, educação, segurança pública e outras prioridades da sociedade brasileira”, conclui Sauaia.

Armindo Maia

O site BLOG DO ARMINDO MAIA- on-line É um Jornal diário, com notícias inéditas e atualizadas 24 horas por dia, onde a cada dia o número de visitações aumenta consideravelmente. Atualmente uma média de 17 a 25 mil acessos e consultas, por dia no Site. Atualmente temos mais de 4 milhões de acessos acumulados, sendo que mais de 50% dessas consultas e acessos ao Site, são oriundas dos Estados Unidos, China e países da Europa. Dados e informações técnicas e estruturais do Site: O Site- Blog do Armindo Maia: O Outro Lado da Notícia, foi criado no ano de 2013, pelo jornalista Armindo Maia Neto, com o objetivo de ser mais uma ferramenta de informação coletiva, plural, social, democrática, de prestação de serviço, fomento da arte, cultura e promoção da educação e da qualidade de vida sustentável dos internautas, parceiros e anunciantes. Um espaço sério, seguro, comprometido com os princípios morais, éticos e legais que regem um jornalismo isento e bem informado. Com uma linguagem simples, direta e imparcial; temas diversos que fazem parte do dia a dia de Araxá, Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil e o mundo, são abordados no Site com critério e imparcialidade. Nesta linha plural e coletiva, o Site apoia e desenvolve diversas ações e campanhas para resgatar projetos sociais, culturais, artísticos e esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *