Ciclista radicado em Araxá é campeão mundial na Austrália

O fim de semana foi de muita comemoração para os brasileiros que competiram no Campeonato Mundial UCI Cross Country de Masters, realizado no subúrbio de Smithfield, na região de Cairns, na Austrália. Entre 12 atletas que atravessaram o mundo e largaram vestindo o uniforme da seleção brasileira de mountain bike, três deles saemr da Oceania com o prazer de poder vestir a camisa arco-íris de campeão mundial: O hexacampeão da CiMTB na elite, Rubinho Valeriano, Diego Vincentini e Meire Lilian.

Em seu primeiro ano competindo na Master, Rubinho Valeriano foi o mais rápido da categoria entre 45-49 anos, ao completar as 6 voltas com um tempo total de 1h18min12, registrando assim o melhor tempo entre os atletas de três categorias que tiveram a realização de 6 voltas. Já Diego Vincentini garantiu seu título de campeão mundial na categoria 35-39 completando as 6 voltas em 1h21min34. O terceiro título mundial para o Brasil veio com Meire Lilian, em sua segunda camisa arco-íris consecutiva na 35-39, completando 5 voltas em 1h21min22. Sua categoria foi a única feminina a completar 5 voltas.

Maior campeão da Copa Internacional de Mountain Bike entre os homens da elite, tendo vencido a classificação geral do evento em 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015, Rubinho começou com tudo no seu ano de estreia na Master. “Prova com um percurso que contava com uma subida bem dura logo no início, mais de 2 minutos subindo com pedra, raiz e cotovelos. Depois, descia até chegar no rock garden. A segunda parte ia até a área de apoio, depois a terceira parte ia até a chegada”, explica Rubinho, atleta radicado em Araxá, a capital nacional do mountain bike.

“Meu principal adversário foi o espanhol Patxi Cia Apezteguia, que começou muito forte a corrida e logo no início abriu mais de 100 metros de distância para mim. Ciente de que eram seis voltas e estava muito calor e úmido, preferi ficar na defensiva, deixando ele ir sozinho. Ainda na primeira volta, consegui chegar nele na descida do Caracol e ficamos juntos por três voltas. Vi que na subida ele estava forte, mas não descia muito bem, achando o ponto fraco dele. Na terceira volta, na subida ele errou batendo o pedal e pude perceber que estava cansado. Na quarta volta, fui para cima e ultrapassei ele, abrindo inicialmente 20 segundos. Daí em diante, foi cuidado com o equipamento, abrindo mais tempo na quinta e sexta volta, com mais 15 segundos em cada uma”, contou Rubinho Valeriano. “Foram muitos anos batalhando, para conquistar uma medalha tão sonhada como a de campeão mundial. Sei que na elite era muito difícil, mas tive o prazer de conquistá-la na master. Representei o Brasil em Jogos Olímpicos e agora fui campeão mundial. Sonhava com isso desde 1997, 1998 quando comecei a competir”, finalizou.

Armindo Maia

O site BLOG DO ARMINDO MAIA- on-line É um Jornal diário, com notícias inéditas e atualizadas 24 horas por dia, onde a cada dia o número de visitações aumenta consideravelmente. Atualmente uma média de 17 a 25 mil acessos e consultas, por dia no Site. Atualmente temos mais de 4 milhões de acessos acumulados, sendo que mais de 50% dessas consultas e acessos ao Site, são oriundas dos Estados Unidos, China e países da Europa. Dados e informações técnicas e estruturais do Site: O Site- Blog do Armindo Maia: O Outro Lado da Notícia, foi criado no ano de 2013, pelo jornalista Armindo Maia Neto, com o objetivo de ser mais uma ferramenta de informação coletiva, plural, social, democrática, de prestação de serviço, fomento da arte, cultura e promoção da educação e da qualidade de vida sustentável dos internautas, parceiros e anunciantes. Um espaço sério, seguro, comprometido com os princípios morais, éticos e legais que regem um jornalismo isento e bem informado. Com uma linguagem simples, direta e imparcial; temas diversos que fazem parte do dia a dia de Araxá, Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil e o mundo, são abordados no Site com critério e imparcialidade. Nesta linha plural e coletiva, o Site apoia e desenvolve diversas ações e campanhas para resgatar projetos sociais, culturais, artísticos e esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *