Negligência e abandono também são tipos de violência praticados contra crianças e adolescentes

Esses tipos de violência têm consequências, físicas, emocionais e comportamentais nas vítimas

Muitas vezes, quando se fala em proteção de crianças e adolescentes, as pessoas apenas pensam nos casos de violência física ou abuso sexual, se esquecendo de outros tipos de problemas tão comuns e que podem causar os mesmos traumas nas vítimas. Nesse meio, a negligência e o abandono, seja ele o físico ou então digital, bastante comum na era da tecnologia.

Segundo o Artigo 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), “nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”.

Como forma de levar ao conhecimento das pessoas essas situações, o Projeto Todos Contra a Violência Infantojuvenil, realizado pelo Centro de Formação Profissional Julio Dário, com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), por meio de projeto aprovado no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) está destacando esses temas nas suas publicações e informativos virtuais.

A Negligência e Abandono podem ser caracterizados, por exemplo, pela falta de alimentação e cuidados básicos que devem ser dados as crianças e adolescentes, a falta de suporte e apoio emocional para o desenvolvimento, tirar o direito de educação e formação intelectual, não proteger contra possíveis traumas ou acidentes, deixar crianças e adolescentes sendo cuidados por terceiros, sem a devida preocupação dos genitores. Falta de incentivo e supervisão no desempenho escolar também entram nesses exemplos.

Outro ponto crítico é relacionado ao uso e dependência criada com a Internet e sem a supervisão dos adultos. O Abandono Digital é uma realidade palpável e que carece de atenção de todos. Crimes diversos são cometidos na Rede Mundial de Computadores, como o cyberbullying e crimes abuso sexual, o chamado sexting, que é “a produção de imagens ou vídeos, sensuais e lascivos, em exposição de atos de natureza sexual ou erótica, frente a uma câmera ou “webcam”, tornados disponíveis aos parceiros íntimos, por tecnologias de aplicativos e celulares, e-mails ou outros meios virtuais”.

Crimes que muitas vezes estão escondidos atras de perfis falsos. O uso sem supervisão do celular ou computador deve ser banido. Não querer controlar essa situação com os filhos é negligência e abandono. Se você conhece alguém que vive essas situações, não seja omisso e denuncie. Disque 100 e ajude a salvar uma criança ou adolescente desses e de outros tipos de violência.

A Campanha

O Projeto Todos Contra a Violência Infantojuvenil tem alcançado a população de forma ampla junto dos personagens “Tito e Nina” da estória “As Aparências Enganam”. Esse conto foi transformado em Revista em Quadrinhos e está chegando as escolas da Rede Municipal, juntamente com uma Contação, que está acontecendo para os alunos de quatro e cinco anos. Além de entreter, o projeto passa a mensagem de forma lúdica, como um alerta para pais, professores e outras pessoas poderem entender os sinais de uma criança que sofre algum tipo de violência.

Armindo Maia

O site BLOG DO ARMINDO MAIA- on-line É um Jornal diário, com notícias inéditas e atualizadas 24 horas por dia, onde a cada dia o número de visitações aumenta consideravelmente. Atualmente uma média de 17 a 25 mil acessos e consultas, por dia no Site. Atualmente temos mais de 4 milhões de acessos acumulados, sendo que mais de 50% dessas consultas e acessos ao Site, são oriundas dos Estados Unidos, China e países da Europa. Dados e informações técnicas e estruturais do Site: O Site- Blog do Armindo Maia: O Outro Lado da Notícia, foi criado no ano de 2013, pelo jornalista Armindo Maia Neto, com o objetivo de ser mais uma ferramenta de informação coletiva, plural, social, democrática, de prestação de serviço, fomento da arte, cultura e promoção da educação e da qualidade de vida sustentável dos internautas, parceiros e anunciantes. Um espaço sério, seguro, comprometido com os princípios morais, éticos e legais que regem um jornalismo isento e bem informado. Com uma linguagem simples, direta e imparcial; temas diversos que fazem parte do dia a dia de Araxá, Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil e o mundo, são abordados no Site com critério e imparcialidade. Nesta linha plural e coletiva, o Site apoia e desenvolve diversas ações e campanhas para resgatar projetos sociais, culturais, artísticos e esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *