Bolsonaro e Lula vão decidir a presidência da república no segundo turno

A decisão da eleição para presidente da república vai ficar para o segundo turno. Luís Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) tiveram uma votação acirrada. O petista ficou com 47,85% dos votos validos, enquanto Bolsonaro teve 43,70%. Cerca de 97% das urnas estão apuradas.
Simone Tebet (MDB) teve 4,22% dos votos válidos, enquanto Ciro Gomes (PDT) teve 3,06%. A votação do segundo turno acontece no dia 30 de outubro em todo território nacional e nas seções eleitorais em países estrangeiros.
Disputa entre Lula e Bolsonaro
Essa é a primeira vez na história da democracia brasileira em que um ex-presidente e um atual presidente da República se enfrentam.
O enfrentamento entre os dois poderia ter acontecido há quatro anos, quando Jair Bolsonaro foi eleito pela primeira vez. No entanto, o petista teve a candidatura impugnada, pois estava preso em decorrência da Operação Lava Jato. Condenado pelo ex-juiz Sergio Moro, o petista passou 580 dias preso e pode sair da cadeira em Curitiba após a anulação da sentença, decretada pelo Supremo Tribunal Federal.
Quando Jair Bolsonaro assumiu o posto de presidente da República, nomeou Moro como Ministro da Justiça e Segurança Pública. Os dois romperam em 2019, após tentativas de interferência na Polícia Federal por parte do presidente e Moro deixou o governo. Mas, em 2022, o ex-juiz tentou uma reaproximação, com o objetivo de fazer oposição a Lula.
Sem a candidatura do petista, Fernando Haddad (PT) assumiu o cargo e foi ao segundo turno, quando perdeu a eleição para Bolsonaro. Em 2018, Jair Bolsonaro foi eleito pelo PSL com 57,8 milhões de votos, 55,1% dos válidos, enquanto Haddad teve 44,87%, com 47 milhões de votos.
Eleito em 2018 com Hamilton Mourão como vice, Jair Bolsonaro escolheu Braga Netto como vice em 2022. Já Lula tem Geraldo Alckmin, agora no PSB.
A votação oficial de Lula e Bolsonaro em Araxá foi a seguinte: Jair Bolsonaro teve 28.179 votos – 47% dos votos válidos e Lula teve – 25.864 – 43 dos votos válidos.