Queimadas e incêndios aumentam em Araxá e causam transtornos e preocupação à população
Neste período do ano, onde a estiagem prolongada, a vegetação seca e os ventos fortes predominam, o aumento de incêndios e queimadas também preocupam. No município de Araxá, a situação vem se agravando a cada dia. Até a atual data de acordo com números do Corpo de Bombeiros de Araxá, 28 incêndios em vegetação do município foram registrados.
Mas as queimadas na zona urbana do município também viraram rotina. Nos últimos dias, os registros de fogo em lotes de áreas residenciais em todos os setores de Araxá está preocupando moradores e autoridades.
Na maioria das vezes o fogo é colocado de forma descontrolada e até criminosa. E muitas vezes, pode fugir ao controle, causando riscos a bens materiais e a integridade física da população.
A falta de conhecimento, orientação e até mesmo as ações criminosas, levam a consequências drásticas, causando prejuízos irreversíveis à vida e ao meio ambiente. Uma prova disso é o aparecimento cada dia mais frequente de animais no perímetro urbanos; cobras, roedores e outros repteis estão aparecendo com frequência na cidade, fugindo do fogo e porque seu habitat natural está sendo destruído pela chamas.
Os incêndios e queimadas geram fumaça tóxica e causam transtornos e males a saúde da população. Nos últimos trinta dias, o aumento de casos de pessoas procurando as redes de saúde do município com problemas respiratórios cresceu muito. Os mais afetados são as crianças e os idosos.
Veja abaixo o balanço comparativo do Corpo de Bombeiros de Araxá sobre os incêndios no município: